25 de novembro de 2014

Resenha: Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
Ano: 2014
Direção: Francis Lawrence
Trailer: Original
Nacionalidade: EUA
Gênero: Ação, Drama
Nota:  ★★★★










 Depois de esperar um ano, finalmente lançou Mockingjay Pt.1 e como assisti domingo, vim escrever resenha aqui no blog (não terá vídeo, para saber porque clique aqui).


 Bom, esse filme vai mostrar o começo da revolução, antes mesmo da guerra em si eclodir, por isso o filme é cheio de drama psicológico, ele foca bastante na Katniss (Jennifer Lawrence), e quem leu o livro deve se lembrar como ela estava perturbada. 

O que também vemos muito nesse filme é o Peeta (Josh Hutcherson) sendo usado como arma pelo Snow (Donald Sutherland) e a Katniss pela Coin (Julianne Moore). De um lado temos o Peeta falando para que haja um cessar-fogo e do outro a Katniss incentivando que a guerra continue. E é aí que o personagem Plutarch Heavensbee (Philip Seymour) entra, pois ele tem a função de fazer com que os distritos sigam a Katniss, é claro que ela que torna isso possível, mas nessa primeira parte da história o que mais vemos é a propaganda, seja ela vindo da capital ou do distrito 13.



 Eu vi que muita gente estava reclamando que o filme foi muito parado, mas foi exatamente pelo que eu falei no parágrafo anterior, porque esse filme é a Katniss assumindo o posto de tordo e tentando convencer os outros distritos a participar da revolução enquanto a capital tenta impedir isso. E também a questão política fica em primeiro plano enquanto a ação fica em segundo. Então o filme foi meio parado, mas eu amo o livro de A Esperança e não foi diferente com o filme, e espero que a segunda parte seja tão boa quanto.

 Outra coisa diferente desse filme para os outros dois anteriores, é como a Katniss não é mais aquela pessoa forte que ela era, é óbvio que ela continua sendo super badass com o arco e flecha e nas cenas de ação, mas como eu disse no começo da resenha, o psicológico dela está muito afetado, ela passou por dois jogos vorazes, perdeu o Peeta ,então ela está fraca emocionalmente e a única coisa que à importa é salvar quem ela ama.   


 O público alvo dessa história é adolescente e eu gostei que isso não impediu que mostrassem cenas fortes no filme, porque mesmo tendo isso nos livros, quando você consegue visualizar a cena, e não só imaginar, é muito mais emocionante, por exemplo aquela parte em que a Katniss visita o distrito 12 e tem corpos pra todos os lados, eu lembro que quando li pela primeira vez eu fiquei triste mas no filme eu fiquei realmente chocada e tocada com o que estava acontecendo.

 O Josh Hutcherson atuou perfeitamente, a cada cena que ele aparecia eu me emocionava, e depois quando veio a parte em que o Peeta estrangula a Katniss eu simplesmente fiquei sem ar, porque foi outra parte em que aquele situação que disse antes se repetiu, porque mesmo sabendo o que ia acontecer por causa do livro, eu fiquei chocada. Gostaria também de destacar que em minha opinião essa foi a melhor atuação da Jennifer Lawrence como Katniss até agora.


 Uma coisa que eu gosto muito nos filmes dessa trilogia é que conseguimos ver além do pensamento da protagonista, pois os livros são narrados em primeira pessoa, ou seja, só vemos o que a Katniss está vendo, e já no filme conseguimos ver cenas em que ela não participa, como por exemplo o resgate dos vitoriosos.

 Eu amei a parte em que a Katniss canta "The Hanging Tree", essa é a minha cena preferida do livro inteiro e também foi do filme, principalmente no filme porque eu fiquei arrepiada com a música, tanto quando ela é cantada pela Jennifer Lawrence ou quando ela é cantada pelos revoltosos. 

Só para não deixar de fora, queria dizer que o meu personagem preferido continua sendo o Haymicth e que a atuação do Woody Harrelson continua perfeita! 

Todas as atuações estavam esplêndidas e por isso eu não irei falar de cada uma separadamente.


 A fotografia do filme estava maravilhosa, mesmo tendo cenas ao ar livre, foi tudo muito sombrio, com cores mais escuras e melancólicas, o que super combinou com o clima da história. 

Por fim, como vocês sabem eu sempre comento sobre trilhas sonoras, e dos três filmes de Jogos Vorazes que saiu até agora, essa foi a minha segunda preferida, o primeiro lugar fica é claro com Catching Fire, mas a música Yellow Flicker Beat da Lorde ficou muito boa, e eu não consigo parar de ouvir <3 


Nenhum comentário :

Postar um comentário