21 de abril de 2014

Resenha: Os Goonies - James Kahn


 Essa resenha ficou longa, mas este livro merece.

 O incrivelmente divertido " Os Goonies "  é um livro baseado no roteiro do filme criado por Steven Spilelberg .

 Um pouco antes de eu fazer o pedido deste livro na Submarino eu assisti o filme e eu gostei tanto que resolvi comprar o livro.

 Mas convenhamos né?! É o Steven Spilelberg, um dos meus diretores favoritos e se você já viu Super 8, por exemplo, e ainda não viu os Goonies tenho certeza que você vai gostar se assistir.

 Agora vamos a história do livro!



 A história é contada em primeira pessoa, pelo protagonista Mikey, que mora na Docas Goon, junto com seus amigos, O Gordo, o Bocão e o Dado, cada um destes protagonistas tem características marcantes, o Gordo é o mais óbvio né?! Ele come e gosta de inventar histórias, o Bocão  fala de mais e conta muitas mentiras e o Dado é tipo um minigênio, que inventa um monte de bugigangas. 

 E eles amam ser quem eles são, serem Goonies. Porém certo dia eles se vêm numa situação muito triste, o local que eles moram vai ser transformado em um campo de golfe a não ser que eles paguem para isto não acontecer, só que eles são pobres, então provavelmente a turma tenha que vir a se separar. 

 A história inteira se passa um dia antes deles se mudarem, a gente acompanha desde do começo do dia até o final. E durante este dia, eles não tem nada para fazer, então eles resolvem subir no sótão da casa do Mikey e lá tem muitas coisas antigas, por que o pai do Mikey  trabalha em um museu. Quando eles chegam lá em cima o Mikey acaba esbarrando em um mapa do tesouro.

 Analisando o mapa, o Mikey percebe que aquele é o mapa do famoso pirata Willy Caolho, então ele lembra de uma lenda que o pai dele contou pra ele, que era que o Willy tinha escondido um tesouro pelas redondezas da onde ele mora. Então ele propõe uma ultima aventura com a turma, que é ir atrás deste tesouro, e quem sabe , com isto conseguir o dinheiro para pagar o que eles devem e onde eles moram não ser transformado no campo de golfe. 

 Eles resolvem embarcar nesta aventura, e já no começo dela eles se deparam com os Fratelli, que é uma gangue, e isto deixa o livro muito mais divertido. E a partir deste ponto a história se desenrola. 


 Eu amei este livro, ele não chegou a se tornar um favorito, mas ele vai 5 levar  estrelas, da para ler super rápido por que a narrativa é muito fluída.

 Quem escreveu foi o James Kahn, e eu gostei bastante da escrita, eu dei uma procurada e achei pouca coisa dele, eu sei que ele fez uma Novelização do último filme de Guerra nas Estrelas e do filme Indiana Jones e o Templo da Perdição, mas foi só isto.

 Eu gostei muito da visão do Mikey, como é narrado em primeira pessoa, a gente sabe o que ele ta pensando os conflitos que ele tem com ele mesmo, e foi muito legal.

 Uma coisa bacana que o livro passa é esta mensagem de amizade entre os personagens, de companheirismo.

Agora eu vou falar um pouquinho da edição deste livro.


 Logo depois que eu comprei o livro a Darkside resolveu lançar uma edição comemorativa dos Goonies e como eu já tinha comprado esta eu não comprei e nem vou comprar esta outra. Mas mesmo assim, eu fui na livraria e folheei esta edição comemorativa, é bem mais bonita a arte de capa e vem com um mapa pôster e como se fosse a assinatura do Spielberg na folha de rosto, mas fora isto eu não achei diferença e eu gosto bastante desta edição mesmo sendo mais simples.

 Se fosse para responder agora qual é minha editora favorita, eu falaria a Darkside, por que apesar de eu só ter 2 livros dela aqui, eu já vi os outros e eu acho incrível o cuidado que eles têm com os livros, só a arte de capa e a diagramação te dá vontade de comprar eles, mesmo você nem tendo lido a sinopse ainda.

 A capa é bem bonita, a caveira e as letra tem um textura diferente, enquanto o fundo é meio fosco, a orelha dele é bem grande, tem o prólogo , no começo de cada capítulo temos meio que o resumo dele, a diagramação é boa, no fim temos uma fotografia do filme, o epilogo e o epilogo mesmo!

 Nas fotos abaixo da para ver melhor a edição do livro: 






O livro tem inúmeras referências a filmes, programas de TV e etc. E tem estas notas de rodapés, que foi outro cuidado do tradutor e da editora teve, que foi muito legal, explicando melhor estas referências.



 Vídeo - Resenha:



Autor: James Kahn     
Páginas: 237
Editora: DarkSide
Gênero: Aventura 
Estrelas: ★★★★★

Nenhum comentário :

Postar um comentário